Histórico da cerveja
A Cerveja surgiu cerca de 4.000 a.C na Mesopotâmia – Egito. Tudo começou quando os egípcios faziam seus pães com cevada e água utilizando recipientes de barro para esta mistura fermentar. Observaram que o liquido de coloração turva tinha um sabor apurado e denominaram-no de "Pão Liquido" que posteriormente serviu de base para a fabricação das principais cervejas. Neste período esta cerveja era destinada para fins religiosos.
Nos tempos de Cristo era preferida ao vinho pelos romanos.
Já na Idade Media foram surgindo novas receitas de cervejas, inclusive os monges das abadias fabricaram excelentes tipos delas e isto acontece até os dias de hoje.
No século XV, o Duque da Borgonha – conhecido como "Juan Sin Tenor" fundou a ordem dos lúpulos em 1409 que passou a constituir num novo incremento à cerveja. O lúpulo é uma trepadeira que atinge até 8 metros de altura, que depois de triturada é acrescentada a mistura de cevada e água, dando a cerveja um sabor amargo. Também foi descoberto que era o conservante da cerveja " o Antibiótico Natural".
Sendo assim, elimina todos os microorganismos patogênicos que podem adulterar a cerveja.
Com a introdução do lúpulo a cerveja obtém um toque a mais em sua qualidade.
Na Alemanha no século XVI, em 1516, o rei da Baviera – Guilherme IV – criou a "Reinheitsgebot" traduzindo "Lei da Pureza" que significa que a cerveja pode conter apenas os quatro ingredientes básicos: Água, Cevada, Lúpulo e Levedura. Nenhum aditivo químico ou conservante poderia ser adicionado, pois sendo assim, deixaria de ser uma cerveja pura e de qualidade. Esta lei é seguida até os dias de hoje.
Naquela época a cerveja era colocada em garrafas de barro cozido (Cerâmica). Somente no século XVII foi inventada a garrafa de vidro para ajudar a conservação do produto.
Em 1842 na cidade de Pilsen – na Republica Checa foi criada a primeira cerveja de coloração clara e por ter surgido nesta cidade ficou chamada de Pilsner Urquell.
É uma cerveja produzida com baixa fermentação, mais leve e com sabor amargo, porem refrescante.
É chamada de Pils, Pilsner ou Pilsen. Hoje se sabe que esta é o tipo de cerveja mais consumido no mundo.
No século XX é que surgem as primeiras cervejarias e que se estendem por todo o mundo.